Uma doença séria como essa, merece a sua atenção!
Cinomose é uma doença infectocontagiosa (vírus) que pode levar o animal a morte, se não for tratada a tempo.
Por ser causada por um vírus, é extremamente contagiosa em filhotes que ainda não receberam todas as vacinas ou em cães adultos que não receberam o reforço da vacina múltipla que é feito anualmente.
Os sintomas se manifestam de formas diferentes nos estágios iniciais e finais da doença.
O sistema digestório é um dos primeiros a ser afetado, ocasionando diarreia, enquanto em uma etapa da doença já avançada, secreções comumente de tom amarelado e densas, são visíveis nos olhos e nariz, como também o atingimento do sistema nervoso central, com tremores musculares (posteriormente, convulsões), além de um andar de total desorientação.
Dentre os sintomas mais comuns estão: febre, perda de apetite, diarreia, paralisias, secreções oculares e nasais (pus), desorientação, convulsões e vômito.
Por se tratar de um vírus, a Cinomose pode infectar outros cães, por isso é extremamente importante não deixar que o cão infectado tenha contato com outros cães.
O vírus pode ser eliminado pelas fezes, urinas e secreções em até 90 dias depois da contaminação.
Brinquedos, camas, casinhas e cobertores, usados pelo cachorro doente não podem ser compartilhados com outros cães.
Porém, esses meios de contágio são muito mais complexos do que imaginamos.
Um exemplo disso é que, ao passearmos com o nosso cão em vias públicas, onde outros cães (inclusive doentes) passaram por ali também, o risco é o mesmo.
Não existe um remédio específico para tratar a Cinomose.
Contudo, o tratamento é feito com foco nos diferentes sintomas e sistemas atingidos, como antibióticos para tratar infecções (respiratórias e digestórias), soro para a desidratação causada pela diarreia, anticonvulsionantes e vitaminas para fortalecer o sistema imunológico do animal.
Infelizmente, alguns cães podem ter que conviver com sequelas desse terrível vírus, como convulsões e tremores musculares por toda a sua vida.
Esse especialista dará um diagnóstico mais preciso, por meio de exames laboratoriais, radiografia ou até mesmo um exame detalhado do DNA do animal, para afirmar se o animal está mesmo com Cinomose, além de traçar um tratamento personalizado.
O seu cãozinho precisar ser vacinado todo ano, com a vacina da Cinomose que geralmente vem com as vacinas V8, V10e V11, e isso vale também para filhotes que devem ser vacinados com 45 dias de vida.
A vacina é a forma mais eficiente de imunizar o seu cãozinho.
Um vírus tão cruel como esse, deve ser levado a sério.